CONVITE
O Autor, Alveno Figueiredo e Silva e a AAAESCV tem o prazer de convidar os seus estimados associados, familiares e amigos a assistir à apresentação do livro “Queijas, Tchuff e Lobo, reis do Samba, Fado e Morna dos anos 30”, a realizar-se no próximo Sábado, dia 24 de Abril, às 16.00 horas na sua sede.
/Direcção
Carlota Alves
Trata-se de uma divisão triangular entre três grandes nomes da música cabo-verdiana dos anos 30, Antoninho Lobo, Fernando Queijas e Tchufe, que alegravam as noites cabo-verdianas com serenatas ao tom da morna, samba e fado, influências externas sofridas pelos cantores.
O livro é dedicado ao falecido, Antoninho Lobo, por quem o autor diz que guardava uma grande admiração e inúmeras lembranças das histórias contadas pelo pai.
Para apetrechar melhor o livro, decidiu homenagear outros dois grandes nomes da música, Queijas e Tchufe, criando uma divisão triangular nas vozes e na cultura das três ilhas onde viveu e que o marcaram, Sal, São Vicente e Santiago.
Por outro lado, diz, foi uma forma de trazer à ribalta alguns nomes já esquecidos ou se calhar pouco conhecidos, tais como, Tututa Évora, Irmanda Tchufe, Bela Preciosa, Morgadinho, Angelino, tocador de vilão, entre outros.
O autor explica que o livro retrata testemunhos de grandes figuras cabo-verdianas da nova e velha gerações que conviveram com esses cantores tornando mais fidedigna e reais os factos.
ALVENO ÓSCAR PEREIRA FIGUEIREDO E SILVA, nasceu na cidade da Praia, ilha de S. Tiago, a 8 de Agosto de 1996.
A infância e adolescência passou-as na ilha do Sal, onde o pai trabalhou como funcionário das Alfândegas. Ainda jovem, entrou para a “Retransmissora do Sal”, onde tomou primeiro contacto com a comunicação social. Pouco tempo depois, em S. Vicente, passou a animar eventos culturais.
Em 1987, ingressou como jornalista – apresentador na então TVEC que seria mais tarde transformada em TNCV (Televisão experimental / Nacional de Cabo Verde).
É também autor de vários documentários sobre a música e história de Cabo Verde. Representou a televisão de Cabo Verde no Festival Prix Futura de Berlim, na Alemanha 1991.
Na Holanda, foi coordenador das emissões da Rádio Voz de Cabo Verde – 1995.
Continua ligado à televisão estatal.
. 24.º Aniversário da Assoc...
. Programação de Abril a Ju...
. CONVITE: Palestra "A ELIT...
. SERENATA SÁBADO DIA 19 DE...
. 12 Fevereiro: Palestra "C...
. II Encontro de Antigos Al...
. Convocatória: Assembleia ...
. Dia S. Vicente: 22 Janeir...
. 15 de Janeiro 2011: Pales...
. Programa 2011: Janeiro, F...