CONVITE
A Associação dos Antigos Alunos do Ensino Secundário de Cabo Verde tem o prazer de convidar os seus estimados associados, familiares e amigos a visitar o lugre Santa Maria Manuela, no próximo Sábado, dia 16, na Doca do Espanhol, (lado Sul), Cais da Rocha Conde de Óbidos. Solicitamos que estejam no local às 15.00 horas e sejam pontuais. A iniciativa da visita deve-se aos amigos e associados Abel Pires Ferreira e Luís Filipe Morazzo. Junta-se um breve historial do lugre Santa Maria Manuela e fotos. No dia da visita será oferecida aos visitantes uma brochura com a história mais alargada do lugre, acompanhada de um CD, cordialmente elaborados por Luís Filipe Morazzo.
INFORMAÇÃO SOBRE O LOCAL ONDE SE ENCONTRA O LUGRE SANTA MARIA MANUELA
Para que os nossos associados, familiares e amigos localizem melhor o local onde se encontra o lugre a visitar no Sábado, dia 16, às 15.00 horas, enviamos a foto do Santa Maria Manuela atracado na Rocha Conde de Óbitos, na doca do Espanhol, margem sul (doca do espanhol).
Histórico do lugre “Santa Maria Manuela”
O belíssimo lugre “Santa Maria Manuela”, assim como, o seu irmão gémeo, o não menos famoso “Creoula”, foram construídos nos estaleiros da Companhia União Fabril, em Lisboa, no já longínquo ano de 1937.
A sua construção foi realizada num tempo recorde de 62 dias úteis. Com um comprimento de cerca de 63m, 10m de boca, um pontal de 5m e o casco inteiramente em aço, com a proa reforçada para os eventuais embates com o gelo, era considerado na altura, um dos melhores navios da famosa “Portuguese White Fleet. A frota bacalhoeira que na década de 60 chegou a ter simultaneamente mais de 70 navios a laborar, embarcando cerca de 5000 homens e que chegou a carregar para Portugal numa única campanha, mais de 250000 toneladas de bacalhau, ou seja quase 80 % do bacalhau consumido na altura.
Apesar de todas as transformações sofridas, o navio foi considerado obsoleto, em 1993, sendo abatido na altura ao registo dos navios de pesca, a demolição seria o passo seguinte.
Em 2007, a empresa Pascoal & Filhos, S.A, em boa hora decidiu recuperar o navio, depois de duas empreitadas, a primeira nos estaleiros da Navalria (Aveiro), onde durante ano e meio trabalhos de limpeza e reparação tiveram lugar. No dia 29-12-2008, altura em que o navio seguiu a reboque para o país vizinho, a fim de concluir a segunda parte do projecto de recuperação no estaleiro Factoria Naval de Marín, S.A.
O prazo da empreitada foi inteiramente respeitado e o navio veio da Galiza completamente preparado para navegar, entrando na barra de Aveiro, a 02 de Maio, depois de ter estado cerca de um ano e meio em Espanha a ser recuperado. No passado dia 10 de Maio, pelas 12 horas, foi oficialmente inaugurado, no Cais dos Bacalhoeiros, na Gafanha da Nazaré, iniciando uma nova fase da sua existência, ao fim de 73 anos de história.
Luís Filipe Morazzo
Pela Direcção
A Presidente – Helena Benrós
A Vice – Presidente – Carlota de Barros
. 24.º Aniversário da Assoc...
. Programação de Abril a Ju...
. CONVITE: Palestra "A ELIT...
. SERENATA SÁBADO DIA 19 DE...
. 12 Fevereiro: Palestra "C...
. II Encontro de Antigos Al...
. Convocatória: Assembleia ...
. Dia S. Vicente: 22 Janeir...
. 15 de Janeiro 2011: Pales...
. Programa 2011: Janeiro, F...